sexta-feira, 4 de maio de 2012

Preparando-se para vida.

No dia 28 de abril de 2012 fui com umas amigas do trabalho fazer um programinha cultural no Cine PE. O que não poderia imaginar era encontrar uma das maiores lições para a vida. O primeiro longa metragem apresentado emocionou a todos e arrancou lágrimas dos olhos de muitos, inclusive dos meus. O longa: À beira do caminho, clamava por uma atitude frente aos traumas da vida. É a necessidade do recomeço, do fazer diferente, de tomarmos uma atitude, tomarmos as escolhas que mudem o nosso destino.
No entanto, uma frase me chocou bastante. Inicialmente eu não a compreendi profundamente, mas logo após, ela foi penetrando no meu consciente tão intensamente que não tive como não me render à sabedoria ali exposta. A frase é a seguinte: 

"Espere sempre o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier"

Esperar sempre o melhor, traduz a esperança, a fé, o bom astral e ânimo. É importante termos o pensamento positivo, algo que nos faça querer avançar e crer que o bom estar por vir. Ninguém gosta de ter por perto alguém que só pensa e projeta o pior, do mesmo modo, não será bom ser alguém assim. Esperar o melhor é um convite a seguir em frente.
Preparar-se para o pior é evitar frustrações. Não é esperar o pior, diversamente disso, é preparar o coração para enfrentar as dificuldades da vida, entender que existem coisas que não dependem das nossas vontades e escolhas. É, por vezes, compreender um pouco do respeito que Deus tem ao livre arbítrio humano. Isso significa que mesmo sabendo que não é o melhor caminho, atitude, opção ou escolha, é a opção do outro, que por tabela irá influenciar negativamente na sua vida.
Aceitar o que vier não implica em sair pegando tudo o que está à frente, na verdade se refere às questões anteriores. Temos que aceitar o melhor que esperávamos, com o coração grato, satisfeito, ao mesmo tempo em que temos que aceitar o pior para o qual nos prepararmos (ou deveríamos nos preparar), não de modo passivo, mas entendendo que uma porta se fechou para que outros caminhos fossem explorados. 
A partir disso teremos o segredo para uma vida feliz: o contentamento. Contentar-se é estar satisfeito, se estamos satisfeitos com o que chegou até nós, não reclamaremos da vida, ao contrário, seremos agente modificador do meio, tudo de modo saudável. Isso resume o que é ser feliz: ser grato pelo que de bom chegou e superar o que de pior apareceu, aceitando tudo com algo necessário para o crescimento e amadurecimento como ser humano.
No mais, só posso compartilhar o vídeo trailer desse maravilhoso filme, o qual recomendo com todo prazer. E viva a vida!


4 comentários:

  1. Bela Postagem Lídice, Amei... Sábias Palavras!!!
    E Vc como sempre, muito Sensível e cheia de coisas Boas pra Compartilhar. Um Forte Abraço! Camila Évelin.

    ResponderExcluir
  2. Camila, muito obrigada! Agradeço, principalmente, por ter você como leitora do meu blog, pois sempre me anima a continuar escrevendo.
    Beijos com muitas saudades.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí amiga... Se todos pudessem alcançar o sentido dessa majestosa frase.... Impecável sua capacidade de apreensão e mais: sua capacidade de fazer com que ensinamentos verdadeiramente cristãos cheguem aos coraçõezinhos tão necessitados. Te adoro!!!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Muito agradecida Genésia. A intenção é sempre divulgar o que há de bom, melhor ainda quando são coisas que nosso Deus aprova. Beijos.

    ResponderExcluir