domingo, 20 de maio de 2012

O amor nunca acaba...

Um dia ouvi de uma pessoa que se o amor terminasse é por que nunca foi amor. Achei muito estranho e pesado, principalmente para mim que passei por um divórcio e vi o amor acabar. Depois depois que ouvi esta frase não quis expor minhas opiniões acerca do que pensava, pois percebi que não seria o momento, apenas passei a observar o porquê da pessoa ter dito isso e o que aconteceu na minha vida.
Meses depois cheguei a minha conclusão: O AMOR NUNCA ACABA, MAS MORRE!
Vou explicar melhor tudo isso, porém primeiro quero dizer que tudo aqui neste plano pode morrer. Acreditar que o amor não morre pode ser um meio de se aprisionar a um amor fantasma (que já morreu, mas que vive assombrando você). Eterno, na literalidade e com absoluta certeza, só o amor do Pai.
Mas voltemos à frase da minha conclusão: O amor nunca acaba, mas morre. Parece bastante paradoxal, já que morrer fatidicamente é acabar. No entanto, o amor, por ser um sentimento sublime e superior a todos os outros, tem em si mesmo uma fonte inesgotável que proporciona constante renovo quando cuidado. Bem, aí está a palavra chave para a segunda parte da conclusão: o cuidado.
O amor é um sentimento altruísta. Quando falamos no amor Ágape (o amor de Deus) ele é plenamente incondicional, mas quando tratamos do amor eros (o amor entre homem e mulher) ele é totalmente condicional.   É nesse tipo de amor que quero focar e do qual saiu a frase anteriormente exposta. Por mais que você queira dar e doar, você naturalmente requererá um retorno, mesmo que inconscientemente. Posso comparar a relação do amor eros a uma plantinha que colocamos na mão do outro. É exatamente assim, o outro acaba sendo peça chave para manutenção do nosso amor.
Bem, por mais clichê que pareça, numa relação estamos sim para fazer o outro feliz. Recebemos em nossas mãos a plantinha do amor do outro e, do mesmo modo, o outro recebe a nossa plantinha em suas mãos. É algo vivo e, como tal, necessita de cuidados para que cresça e se fortaleça. O descuido, o descaso, a indiferença maltratarão o amor e pouco a pouco a sua energia secará, pois esses sentimentos bloqueiam a fonte. Um sentimento de uso se apoderará de quem entregou sua plantinha e a vê sem cuidados nas mãos do outro e, mesmo que tardiamente, o amor próprio se manifestará, fazendo com que a pessoa se desligue da plantinha que jaz seca nas mãos de algum "delinquente".
Não quero aqui fazer um discurso de uma pessoa frustrada, desenganada ou coisa do gênero, muito menos faço apologia à quebra de relacionamentos, pelo contrário, quero apenas declarar que a morte de um amor, embora dolorosa, dura, triste e pesarosa, sempre dá espaço para o novo. Sempre nesses momentos o seu amor próprio pode estar em ebulição interior, querendo um espacinho para desabrochar, para fazer com que a dor seja minimizada, para ajudar a superar.
Eu continuo crendo no amor eros, embora os outros sejam mais estáveis (Ágape, philos, fraternal). Acredito que o amor nunca nasça para morrer, mas situações alheias a sua vontade podem matá-lo. Talvez aceitar isso (a morte do amor) seja simplesmente se abrir para uma nova tentativa, seja proporcionar a si uma nova chance para, quem sabe, encontrar alguém disposto a cuidar do seu amor, tanto quanto você cuidará do dele. A não aceitação pode, em contrapartida, ser um martírio sem fim, um aprisionamento que trará grandes transtornos para o nosso eu e para o nosso viver.
Assim, se alguém te magoou ao não cuidar do que era seu, dê primeiramente uma chance para o seu amor próprio te curar e não se feche por causa do seu erro (dar algo para quem não sabia cuidar), siga em frente, a vida pode te mostrar um outro alguém com quem você possa experimentar o cuidado recíproco e uma felicidade sem par.
Para finalizar, deixo abaixo uma frase que traduz um pouco essa esperança em continuar seguindo na vida, no mais, VIVA O AMOR!!!

" Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto..."
(William Shakespeare)

5 comentários:

  1. Você está maravilhosa, como sempre. Adorei o seu blog. Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que você gostou. Aproveite e comente sempre, pois este espaço é nosso. Beijos.

      Excluir
  2. Amiga,

    Lindo demais !!!! E, sobretudo, profundo e verdadeiro. A vida, por vezes, nos ensina que a força para alcançar a superação está dentro de nós; a saída para uma questão (dor, angústia, decepção...) que parece incurável está em nós mesmos: o amor próprio !!!!!! DEUS é maravilhoso demais por permitir que amemos tão profundamente a ponto de jamais desacreditarmos no AMOR, ainda que turbulências preencham alguns dos nossos dias terrenos. Quem disse que a vida seria fácil ????? Mas uma certeza eu quero te ofertar: o meu AMOR-AMIZADE por você NÃO ACABA e NEM MORRE... Obrigada por você existir !!!!!! Bjs amiga !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga, obrigada por tudo, principalmente pelas palavras. Deus é realmente maravilhoso por colocar pessoas como você, que ofertam a amizade gratuitamente. Amo você! Beijos.

      Excluir