segunda-feira, 25 de julho de 2011

REPENSANDO, REAGINDO...RELIGANDO.

Religião, do latim religare, significa voltar a se ligar com o divino. Adoro este sentido advindo da etimologia da palavra. RELIGAR o homem com o divino, ligar de novo, assim deve ser o objetivo de uma crença. Mas, em sentido prático, o que seria religião? Cristianismo, espiritismo, judaísmo ou outro ISMO qualquer? NÃO...ACREDITO QUE NÃO.
Sou uma observadora do comportamento humano e, por vezes, tenho visto pessoas perdidas e/ou alienadas nas instituições religiosas (falo das mais diversas). Muitas julgam já saberem de tudo, detentoras da verdade maior, condenando todas as demais pessoas que não seguem seu rito. Outras se preocupam em fazer a caridade e acabam por fazê-la mecanicamente, sem o necessário amor e sem reavaliar certas atitudes. Quando a gente vai olhar se espanta com a mesquinharia do meio, com as distorções do que era para ser um lugar de restauração. Por fim, não religam o homem a Deus e não operam mudança no interior humano, tão necessitado do equilíbrio só existente e dado pelo SER PERFEITO. É uma religião vã.
Sim, mas então o que seria religião? Na Bíblia, em Tiago 1.27 diz que:  "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo". Também em Mateus 22.38,39, diz que: "Este é o grande e primeiro mandamento.  O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Esses dois textos só me levam a pensar no binômio FÉ e OBRAS. 
Não adianta mudarmos nosso exterior, através de ritos e novo proceder, se no coração não há uma real intenção de se praticar aquilo. Também não adianta fazer pelos outros algo bom, se aqueles que estão próximos de nós (e aqui falo da família, dos amigos mais íntimos) não são alcançados, ao contrário, continuam a sofrer pelo desleixo, descuidado, ignorância e ira existentes na religiosidade aparente.
Não adianta termos fé e não a materializarmos através de ações nobres, ações que reflitam um ser transformado, que sente, que pensa no próximo. Também não adianta oferecermos nosso dinheiro, nosso tempo, darmos sopas, cobertores, fazer caridade, se no íntimo não o fazemos de coração alegre. Ainda não adianta a caridade se no dia-a-dia somos egoístas e mesquinhos, se mentimos, mutilamos as pessoas com nossas palavras e atitudes ruins, se não pensamos no sentimento alheio e brincamos com ele a nosso bel prazer. Se não podemos lançar mão de um realismo para crer no que não vemos, com o propósito de trazer para nós a esperança de ter o que se espera.
Não há como se religar com Deus e esquecer do próximo. Não há lógica em se  relacionar com o próximo e não se relacionar com Deus. Relação com Deus, relação com o próximo.  São coisas distintas que devem sempre caminhar juntas para que se tenha sentido. Dar esse sentido, só a religião (religare) pode fazer. Viemos desse todo e precisamos nos reconectar a ele, para vivermos bem nossos dias aqui na terra. Assim, se entrar numa instituição religiosa não trouxer um diferencial que esteja ligado à efetivação desse binômio, não há religião, só rituais que deixarão mais pobres e miseráveis nossas almas, existentes nos corpos mortais.

4 comentários:

  1. Gente, não sei se ficou claro, mas a única coisa que eu queria falar é que, independente da instituição seguida, o religare tem que acontecer e tem que ser sentido pelos outros através de uma mudança de atitude. Espero que isso tenha ficado claro, se não ficou...complemento com este comentário. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ficou claríssimo, Lídice. Esse é um tema com pano pras mangas, né? Não tenho convicção de que uma religião é essencial para haver o religare. Acho que é um bom veículo, se for valorizado o conteúdo ao invés da forma. Texto muito oportuno nesse nosso mundo com tantos caminhos para a mesquinhez e o egoísmo. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por isso. Obrigada por comentar. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ficou mais claro impossível...quem dera todos terem esse entendimento.bjo bella.

    ResponderExcluir