segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O BEM

Hoje estou com uma necessidade imensa de sentir algo bom, depois de tantos atropelos e desencontros. É como o dia que você acorda com vontade de comer chocolate e até fazê-lo não se sentirá satisfeita (as mulheres sabem bem do que falo). Como estou com essa vontade de algo bom, resolvi me satisfazer postando um poema que fiz quando enfrentei um dia bastante estressado, mas no qual pude focar o que havia de bom nele, motivada por uma frase de minha amiga Fernanda, que é o início desse poema.
Espero que, aos leitores, ele possa inspirar um contentamento, uma esperança. Eu, com certeza, o lerei por diversas vezes, para saciar a minha vontade. Espero que gostem. 

O BEM

Um dia me disseram que o bem existe em maior quantidade no mundo, é dominante, porém o mal fala mais alto e se evidencia.
Às vezes é custoso acreditar nisso, dado o tamanho das maldades e atrocidades que vemos comumente neste mundo.
No entanto, quem me disse isso estava sabiamente correta.
O bem está em todo lugar, ele nos cerca através de um silêncio e serenidade que lhe são peculiares.
Isto eu pude compreender e perceber hoje.
Como que por um despertar paulatino, fui vislumbrando e acompanhando a apresentação diária do bem.
Pude vê-lo assim, começando pelo acordar sossegado.
Depois, no trabalho árduo, mas satisfatório.
Nos momentos de carícias e carinhos.
Nos reencontros com amigos, ao contemplar neles a expressão de alegria e satisfação em me ver também.
Consegui ver nas conversas de desabafos.
No compartilhar de momentos e força com alguém.
Na bate-papo descontraído com uma estranha, que declarou ser uma pessoa feliz em todas as áreas e que não poupou expor toda a sua força e vontade para viver.
E como essa parte foi boa e especial. Encontrar alguém assim é a pura expressão do bem.
E, fortalecida, pude continuar a observar.
Avistei pessoas sorrindo. Cordialidades sendo executadas.
Pessoas com as mais diversas deficiências ou deformidades físicas mostrando que querem viver e vivem, mesmo atraindo para si olhares de espanto.
Pude sentir um momento de nostálgico silêncio, que foi bom.
Nele não havia tristeza ou solidão, apenas a sensação de que num instante pude ser uma observadora, pude olhar o mundo com outra lente.
E, então, mesmo nos momento de sofrimento e dor, mesmo na vivência da minha humanidade e fragilidade, é sempre bom parar para observar e recompor as forças olhando O BEM. 

Lídice Domingos (Em 22/12/2010)

Um comentário:

  1. A pessoa que lhe disse "...que o bem existe em maior quantidade no mundo, é dominante, porém o mal fala mais alto e se evidencia." está certa.

    De fato o mal grita tão alto e desvia nossas atenções que pensamos que o bem não existe. Este seu poema nos alerta, na luta do dia a dia para quando estivermos cansados, devemos nos focar na procurar do bem. O último verso, nos diz tudo:

    "E, então, mesmo nos momento de sofrimento e dor, mesmo na vivência da minha humanidade e fragilidade, é sempre bom parar para observar e recompor as forças olhando O BEM."

    Parabéns!

    ResponderExcluir